Caros leitores, peço sua licença para perguntar algo muito
pessoal, mas de suma importância para nossa reflexão neste artigo: Quantos anos
você tem? A qual geração você pertence? E as pessoas com quem você trabalha,
pertencem a esta mesma geração ou não?
Uma das constantes queixas que encontramos no ambiente
profissional diz respeito à falta de alinhamento entre o modo que as pessoas
pensam. Se esta diferença naturalmente já existe entre cada um de nós, o que
dizer então quando se tratam de gerações diferentes? Neste caso, as divergências
saltam aos olhos! De fato, a mistura entre gerações no mercado de trabalho
dificilmente deixará de existir. Neste
momento, por exemplo, a chamada “Geração Y” – aqueles nascidos a partir de 1980
– tem tido participação cada vez maior nas empresas. Estudo recente nos Estados
Unidos estima que até o ano de 2020, 40% da força de trabalho será composta por
membros desta geração.
Muito possivelmente você está em conflito no trabalho com
alguém de outra geração – ou você mesmo pode ser o motivo do conflito de outras
pessoas que são de geração diferente da sua. Então, tome nota de algumas dicas
para melhorar o ambiente e obter mais resultados:
1.
Escute
mais a outra parte. Quando surgirem divergências, dê espaço para conhecer o
ponto de vista do outro, e verificar o que pode ser útil a você também.
2.
Baseie
sua opinião em fatos ou dados concretos. Se você já tem experiência, é bom
lembrar de dados relevantes para sustentar sua proposta. Se você ainda não tem
tanta experiência, vai conseguir mais resultados se buscar conhecer pesquisas
que reforcem o seu ponto de vista.
3.
Trabalhe
com feedback. Aprenda a dar e
receber feedback, com o objetivo de
se auto-desenvolver, ou de oferecer a oportunidade de crescimento para seu
colega ou subordinado.
4.
Tenha
clareza sobre o objetivo maior. Em uma empresa, todos devem trabalhar em
prol de um objetivo comum. Entenda profundamente qual é este objetivo, e verifique
se suas ações e relacionamentos estão alinhados com sua empresa. Se todos
buscarem o mesmo objetivo, ficará mais fácil lidar com possíveis conflitos.
Os grandes empresários e donos de negócios sabem que a
melhor equipe é aquela que une as maiores potencialidades de cada
colaborador. O “dream team” em uma empresa seria ter funcionários antigos e de
confiança trabalhando em sintonia com jovens e recém-chegados ao mercado;
assim, faz-se a união da experiência com a coragem, da sabedoria com a
curiosidade. Você, caro leitor, está preparado para fazer parte deste time?
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