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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Convivendo entre Gerações para o Sucesso no Ambiente de Trabalho


Caros leitores, peço sua licença para perguntar algo muito pessoal, mas de suma importância para nossa reflexão neste artigo: Quantos anos você tem? A qual geração você pertence? E as pessoas com quem você trabalha, pertencem a esta mesma geração ou não?
Uma das constantes queixas que encontramos no ambiente profissional diz respeito à falta de alinhamento entre o modo que as pessoas pensam. Se esta diferença naturalmente já existe entre cada um de nós, o que dizer então quando se tratam de gerações diferentes? Neste caso, as divergências saltam aos olhos! De fato, a mistura entre gerações no mercado de trabalho dificilmente deixará de existir.  Neste momento, por exemplo, a chamada “Geração Y” – aqueles nascidos a partir de 1980 – tem tido participação cada vez maior nas empresas. Estudo recente nos Estados Unidos estima que até o ano de 2020, 40% da força de trabalho será composta por membros desta geração.
Muito possivelmente você está em conflito no trabalho com alguém de outra geração – ou você mesmo pode ser o motivo do conflito de outras pessoas que são de geração diferente da sua. Então, tome nota de algumas dicas para melhorar o ambiente e obter mais resultados:
1.       Escute mais a outra parte. Quando surgirem divergências, dê espaço para conhecer o ponto de vista do outro, e verificar o que pode ser útil a você também.
2.       Baseie sua opinião em fatos ou dados concretos. Se você já tem experiência, é bom lembrar de dados relevantes para sustentar sua proposta. Se você ainda não tem tanta experiência, vai conseguir mais resultados se buscar conhecer pesquisas que reforcem o seu ponto de vista.
3.       Trabalhe com feedback. Aprenda a dar e receber feedback, com o objetivo de se auto-desenvolver, ou de oferecer a oportunidade de crescimento para seu colega ou subordinado.
4.       Tenha clareza sobre o objetivo maior. Em uma empresa, todos devem trabalhar em prol de um objetivo comum. Entenda profundamente qual é este objetivo, e verifique se suas ações e relacionamentos estão alinhados com sua empresa. Se todos buscarem o mesmo objetivo, ficará mais fácil lidar com possíveis conflitos.
Os grandes empresários e donos de negócios sabem que a melhor equipe é aquela que une as maiores potencialidades de cada colaborador.  O “dream team” em uma empresa seria ter funcionários antigos e de confiança trabalhando em sintonia com jovens e recém-chegados ao mercado; assim, faz-se a união da experiência com a coragem, da sabedoria com a curiosidade. Você, caro leitor, está preparado para fazer parte deste time?

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